Comunicação escrita nas vendas corporativas

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Em vendas corporativas, sua comunicação escrita tem um papel primordial.

Vamos às práticas.

UM.

Cuide do tom. Seja você lidando com fornecedores, seja lidando com clientes, leads ou prospects, sua comunicação não pode passar o tom errado.

Os maiores equívocos estão no espectro entre parecer extremamente formal/frio e acalorado/próximo. Uma boa parte dos profissionais usa um tom cordial, mas há alguns (raros) que chegam a ser toscos.

Nas mensagens, inicie e termine com uma saudação amistosa, cordial e respeitosa, independentemente de quem seja seu interlocutor.

Nas páginas publicadas, centre a comunicação no seu leitor e aposte na passagem de benefícios e valores que seu produto/serviço promete.

DOIS.

Seja rápido no retorno de e-mails e mensagens. O ideal é que os retornos aconteçam no mesmo dia. Muitas vezes não é possível pelo volume, então alguns podem passar para o dia seguinte.

Muitos dizem que perdem a luta diária com a “caixa postal” e acabam o dia lotados de mensagens não respondidas. É uma sensação de estar devendo retornos permanentemente. O fato é que, é normal e esperado se você lida com o mercado. Aquele que tem a caixa postal organizada, provavelmente não está batendo perna no mercado o quanto poderia.

Para acelerar os retornos sem cair na qualidade, faça o tratamento da sua caixa postal duas vezes por dia, 15 minutos cada.

TRÊS.

Assertividade. Na comunicação escrita, o que está lá no e-mail, na proposta, na apresentação, será visto e lido por mais de uma pessoa. Quanto mais assertiva for a peça de comunicação, mais rapidamente você fechará seus ciclos de vendas.

Ciclo de vendas é o tempo medido entre a fase de apresentação e o fechamento. Se você passa, mesmo que sutilmente, uma mensagem dúbia ampliará o espectro de entendimento e portanto não fixará o benefício/valor provido, ou seja, sua mensagem será considerada efêmera.

QUATRO.

Congruência. É a unicidade, uniformidade e coerência entre aquilo que se lê da sua empresa em todas as suas peças de comunicação: Seu site, anúncios, página no Linkedin, proposta comercial, e-mail de apresentação etc.

Esse talvez seja o ponto mais negligenciado por empreendedores que devido às tentativas e erros para conseguir formar uma clientela, passam uma mensagem difusa ao mercado, tentando vender de tudo para todos.

Essa diluição é nefasta para os seus resultados.

—-

Tom cordial, velocidade, assertividade e congruência são os quatro vetores que somados farão você ser lido e retido pelo seu mercado.

Em suma, tratamos aqui de relevância.

E o mais relevante, tem mais chances de ficar com o negócio.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
Fundador e CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Anúncio

Artigos recentes

Técnicas

Insistência

Anos 1960-1980 As vendas eram territoriais. Ou você vendia para aquelas casas, indústrias e armazéns da sua região designada ou não cobria a sua meta. Então tocar na campainha 100 vezes durante um mês era mandatório. Você vendia pela insistência. Anos 1980-2000 Entra em cena o telefone e os call centers, seja para vender para

Leia mais »
Técnicas

Treinamento de produto

Vamos separar claramente as duas fases da captação de clientes corporativos. PRIMEIRA: GERAÇÃO DE LEADS Nessa fase você aborda um mercado com potencial e faz uma oferta, seja para agendar uma reunião e apresentar soluções, seja um skype call para tratar das possibilidades de soluções para potenciais problemas do seu mercado. Nessa fase, de 0 a 10,

Leia mais »

AGENDAMENTO DE REUNIÕES QUALIFICADAS

SERVIÇOS DE PROSPECÇÃO CORPORATIVA

Dedique seu tempo onde ele te trará o maior retorno: Em uma sala de reuniões com os melhores potenciais clientes do seu mercado.