Friend zone

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Friend zone

“Friend zone” ou zona da amizade é um termo popular que refere-se a um situação onde uma pessoa quer um relacionamento romântico, ao contrário da outra que somente quer apenas amizade.

Acontece muito. E pode durar anos de sofrimento.

Analogamente nos negócios corporativos poderíamos ter um termo como “waste zone” ou zona do desperdício onde uma pessoa quer fazer negócios enquanto a outra somente quer passar o tempo, mas simula interesse comercial.

Essa simulação vem em forma de solicitação de propostas, reuniões, apresentações, tudo para iludi-lo que está realmente interessado em comprar o que você tem a oferecer.

Chamo essas pessoas de leads especulativos. Não são especulativos por maldade. É a natureza dos negócios. De toda forma, você precisa evitá-los antes de cair na “waste zone”.

Há muitos sinais que você está nessa zona com algum lead especulativo.

O principal é aquela situação que se “arrasta” por meses. Caia fora o quanto antes. Quando eu digo caia fora falo em eliminar do seu radar, extirpar do seu CRM e não olhar, nem pensar mais nessa “oportunidade”.

Um outro sinal, bem embrionário, é quando o lead não sabe bem o que quer e te arrasta em uma jornada de idas e vindas pedindo para mudar escopos, objetivos, metas e tudo mais que envolve uma proposta de negócios. Caia fora o quanto antes.

Agora, um dos maiores responsáveis de cairmos na “waste zone” somos nós mesmos e nosso posicionamento difuso.

Acontece muito na prestação de serviços. Leads especulativos adoram uma empresa que se apresenta como “solucionadora de todos os males na área X” e que utiliza uma metodologia de aproximação “vim ouvir suas necessidades para te apresentar a melhor solução”. Essas vivem na “waste zone”.

Você precisa dedicar seu tempo para quem o merece, ou seja, para quem realmente precisa e (reconhece essa necessidade) de você e de seus produtos e serviços.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
Fundador e CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Anúncio

Um livro que pode salvar um ano de vendas da sua empresa. Conheça!

Artigos recentes

Conceitos

Temperatura dos seus públicos

Independentemente daquilo que você quer vender, atualmente há que se considerar a temperatura dos seus públicos. Públicos frios Inconscientes do problema. Públicos mornos Conscientes do problema e da solução. Conscientes da solução. Públicos quentes Conscientes do problema e da solução. Conscientes da sua empresa. Por exemplo. Suponhamos que nossa empresa venda serviços jurídicos. Somos um

Leia mais »
Dicas

Públicos não respondentes

Sempre me intrigou o fato de obter apenas 1 a 3% de conversão de clientes tomando por base uma lista de prospects fria. Se você começa com uma lista de 100 empresas, depois de finalizar o trabalho de prospecção, obterá ao redor de 3 a 6 leads e 1 a 2 clientes, ou seja, ficam

Leia mais »

AGENDAMENTO DE REUNIÕES QUALIFICADAS

SERVIÇOS DE PROSPECÇÃO CORPORATIVA

Dedique seu tempo onde ele te trará o maior retorno: Em uma sala de reuniões com os melhores potenciais clientes do seu mercado.

Rolar para cima

Este website usa cookies para proporcionar uma melhor experiência de uso aos nossos visitantes.

Está pensando em captar novos clientes?

Se você estiver em um momento de busca de novos clientes para sua empresa, temos uma sugestão: A leitura do livro “A Melhor Prospecção de Clientes Corporativos de Todos Os Tempos”. É um manual com 70 práticas testadas e exposição de 5 cases, no mercado brasileiro e internacional. Escrito por Stavros Frangoulidis.