Friend zone

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

“Friend zone” ou zona da amizade é um termo popular que refere-se a um situação onde uma pessoa quer um relacionamento romântico, ao contrário da outra que somente quer apenas amizade.

Acontece muito. E pode durar anos de sofrimento.

Analogamente nos negócios corporativos poderíamos ter um termo como “waste zone” ou zona do desperdício onde uma pessoa quer fazer negócios enquanto a outra somente quer passar o tempo, mas simula interesse comercial.

Essa simulação vem em forma de solicitação de propostas, reuniões, apresentações, tudo para iludi-lo que está realmente interessado em comprar o que você tem a oferecer.

Chamo essas pessoas de leads especulativos. Não são especulativos por maldade. É a natureza dos negócios. De toda forma, você precisa evitá-los antes de cair na “waste zone”.

Há muitos sinais que você está nessa zona com algum lead especulativo.

O principal é aquela situação que se “arrasta” por meses. Caia fora o quanto antes. Quando eu digo caia fora falo em eliminar do seu radar, extirpar do seu CRM e não olhar, nem pensar mais nessa “oportunidade”.

Um outro sinal, bem embrionário, é quando o lead não sabe bem o que quer e te arrasta em uma jornada de idas e vindas pedindo para mudar escopos, objetivos, metas e tudo mais que envolve uma proposta de negócios. Caia fora o quanto antes.

Agora, um dos maiores responsáveis de cairmos na “waste zone” somos nós mesmos e nosso posicionamento difuso.

Acontece muito na prestação de serviços. Leads especulativos adoram uma empresa que se apresenta como “solucionadora de todos os males na área X” e que utiliza uma metodologia de aproximação “vim ouvir suas necessidades para te apresentar a melhor solução”. Essas vivem na “waste zone”.

Você precisa dedicar seu tempo para quem o merece, ou seja, para quem realmente precisa e (reconhece essa necessidade) de você e de seus produtos e serviços.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
Fundador e CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Anúncio

Artigos recentes

Técnicas

Insistência

Anos 1960-1980 As vendas eram territoriais. Ou você vendia para aquelas casas, indústrias e armazéns da sua região designada ou não cobria a sua meta. Então tocar na campainha 100 vezes durante um mês era mandatório. Você vendia pela insistência. Anos 1980-2000 Entra em cena o telefone e os call centers, seja para vender para

Leia mais »
Técnicas

Treinamento de produto

Vamos separar claramente as duas fases da captação de clientes corporativos. PRIMEIRA: GERAÇÃO DE LEADS Nessa fase você aborda um mercado com potencial e faz uma oferta, seja para agendar uma reunião e apresentar soluções, seja um skype call para tratar das possibilidades de soluções para potenciais problemas do seu mercado. Nessa fase, de 0 a 10,

Leia mais »

AGENDAMENTO DE REUNIÕES QUALIFICADAS

SERVIÇOS DE PROSPECÇÃO CORPORATIVA

Dedique seu tempo onde ele te trará o maior retorno: Em uma sala de reuniões com os melhores potenciais clientes do seu mercado.