Interrupção

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Interrupção

Se você precisa vender, precisa interromper as pessoas.

Chamamos essa interrupção de abordagem na prospecção.

Não confunda essa abordagem com SPAM.

SPAM é enviar mensagens (não solicitadas) em massa, genéricas, gravadas ou escritas, por meio eletrônico.

Já em prospecção, essa abordagem é feita individualmente, pessoa a pessoa, por meio do telefone, e-mail ou mesmo presencialmente com uma oferta específica.

Interromper pessoas causa mais desconforto para a gente do que para a pessoa que interrompemos.

Isso porque há uma confusão de papéis: Colocamo-nos no lugar do prospect e sentimos o quanto a maioria das vezes é chato ser interrompido por uma ligação de vendas e assim queremos evitar ser essa pessoa que liga.

É uma sensação inevitável, principalmente para quem está começando na carreira.

Mas os mais experientes sabem que estão prestando um serviço para o mercado comprador. A abordagem prospectiva é início de todos os negócios.

Esse aparelho que você está usando agora para ler esse artigo, esse smartphone ou notebook, foi comprado em uma loja e alguém literalmente abordou essa loja para colocar o produto lá.

Todos os negócios de mercado começam com alguém abordando um potencial cliente para dar o primeiro passo para um negócio. Todos.

E na base estão os negócios B2B. Os produtos e insumos primeiramente transitam entre empresas antes de chegarem na ponta de venda.

Por dedução, saber prospectar empresas é um fundamento que todos que trabalham com vendas e marketing deveriam dominar ao máximo.

Uma boa parte sabe disso. O problema está na abordagem. Diria que mais de 90% das pessoas não se vê nesse papel. Acha desagradável.

Já me deparei com muitos executivos de vendas que “detestam” fazer abordagens frias (no máximo podem enviar um e-mail ou outro) ou realmente não tem tempo para fazer o volume necessário.

Por outro lado, já vi também, advogados, arquitetos, nutricionistas recém formados, designers, industriais sexagenários desempenharem esse papel com maestria e colocarem para dentro de casa os clientes que precisam para manter as luzes acesas.

Sim, meu caro amigo. Sem clientes, a música para, o baile acaba e todo mundo vai embora para casa.

Clientes são a base..

Abaixo do céu e da sua fé, estão os clientes.

“Mas eu sou empregado”. Se sua empresa fica sem clientes, você fica sem emprego.

“Mas e o amor e família?” São importantíssimos. Agora, quero ver prover atenção, carinho, proteção e alimento à mesa, sem dinheiro?

Portanto, clientes são a base.

E para termos clientes precisamos de uma postura prospectiva permanente.

“Ah mas e o inbound marketing? O marketing digital e as novas ferramentas?”

São importantes, mas não aliviam a pressão, pelo contrário.

Pense assim: Tudo que está disponível no mercado (inclusive para os seus concorrentes) não é uma vantagem competitiva.

Agora, seus ativos internos, suas crenças e atitude, esses sim. Esses podem ser considerados ativos de alavancagem de sua posição no mercado.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
Fundador e CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Anúncio

Um livro que pode salvar um ano de vendas da sua empresa. Conheça!

Artigos recentes

Dicas

Friend zone

“Friend zone” ou zona da amizade é um termo popular que refere-se a um situação onde uma pessoa quer um relacionamento romântico, ao contrário da outra que somente quer apenas amizade. Acontece muito. E pode durar anos de sofrimento. Analogamente nos negócios corporativos poderíamos ter um termo como “waste zone” ou zona do desperdício onde

Leia mais »
Dicas

Vendendo soluções complexas

Por complexo quero dizer: Mexe com dados sensíveis É intrusivo em diversas áreas dentro da empresa Implementação pode ser longa Retorno vem em longo prazo Alto investimento Consultorias diversas, infra em tecnologia da informação, serviços jurídicos estruturados, serviços financeiros estruturados, bens de capital para indústria, imóveis entre outros são produtos e serviços que de alguma

Leia mais »

AGENDAMENTO DE REUNIÕES QUALIFICADAS

SERVIÇOS DE PROSPECÇÃO CORPORATIVA

Dedique seu tempo onde ele te trará o maior retorno: Em uma sala de reuniões com os melhores potenciais clientes do seu mercado.

Rolar para cima

Este website usa cookies para proporcionar uma melhor experiência de uso aos nossos visitantes.

Está pensando em captar novos clientes?

Se você estiver em um momento de busca de novos clientes para sua empresa, temos uma sugestão: A leitura do livro “A Melhor Prospecção de Clientes Corporativos de Todos Os Tempos”. É um manual com 70 práticas testadas e exposição de 5 cases, no mercado brasileiro e internacional. Escrito por Stavros Frangoulidis.