Respostas que alguns comerciais não gostam de ouvir

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Respostas que alguns comerciais não gostam de ouvir

Segue a relação de perguntas clássicas de alunos e participantes de palestras cujas respostas os deixam perplexos, muitas vezes chateados e até indignados e nervosos.

Como faço para obter resposta de minhas propostas emitidas, uma vez que a maioria que as solicita não retorna?

O silêncio é uma resposta. Se passarem 10 dias sem retorno é porque provavelmente a resposta é não. Deixe preparados 2 ou 3 e-mails de follow up agregando mais valor e benefícios à conversa (mas sem fazer cobranças diretas) e envie-os com espaçamento de 5 dias. As chances de retorno não aumentarão por conta disso, mas você se fará bem lembrado para uma próxima.

Quero saber o motivo pelo qual eu perdi um negócio. Você não acha importante eu cobrar um retorno?

O que vai te ajudar saber o motivo pelo que você perdeu o negócio? Seguramente é um desses: Você perdeu para um concorrente ou o negócio não saiu para ninguém. Isso faz parte do jogo. Desapegue e vai para o próximo.

Se você quiser aprender olhe para os seus números. Saber que sua taxa de fechamento é de 10% é muito mais importante do que saber que você perdeu determinado negócio, porque seu concorrente jogou o preço lá para baixo.

Números e estatísticas ensinam. Casos, não. Apenas exemplificam e ilustram.

Enquanto você perde tempo cobrando no vácuo, seus concorrentes continuam vendendo para novos clientes. Compita, amigo! O mercado vai te ensinar por osmose.

Como eu cobro uma resposta dos meus contatos?

Não pense em cobrar respostas. Pense em abordar mais gente. Aceite o fato que 90-97% do seu mercado não quer ou não precisa ou não pode adquirir o que você está vendendo. Essa talvez seja a maior barreira que todos os prospectores enfrentam: Não aceitam o fato que sua oferta é na grande maioria das vezes inadequada.

Qual dos dois vai vender mais:

  1. Aquele que prospecta 500 empresas uma vez?
  2. Aquele que prospecta 100 empresas 5 vezes?

O primeiro vai vender, no mínimo, o dobro do segundo.

Porque com tanta tecnologia disponível ainda preciso do telefone para prospectar?

Porque a comunicação oral é 37x mais impactante do que a escrita. Qualquer pessoa pode enviar um e-mail. Poucos são aqueles que conseguem ser ouvidos. Você será muito mais considerado se passar sua oferta oralmente.

Sou barrado pelas secretárias e assistentes. Como faço para falar com CEO’s?

Continue tentando e melhore sua oferta. Quanto mais ela for interessante, mais a ligação será passada.

Dediquei 8 meses para fechar um cliente. Você acha muito?

Não acho muito. O problema é se você deixou de prospectar nesse período. Nunca pare a prospecção.

Quais as informações de histórico que devo incluir no meu CRM?

As mínimas. O ideal é nenhuma se você estiver prospectando. Todas as ações que não sejam de comunicação ao seu mercado, são ofensoras para os resultados. Esqueça a digitação de minúcias e históricos e fases e muito blá blá blá. Isso pouco vai te ajudar a captar clientes.

No meu mercado existe muita concorrência desleal. Como competir, sendo ético?

Mude de mercado.

——————-

As pessoas que fazem essas perguntas, na sua maioria, quer desabafar pois há um sentimento de indignação com a falta de retorno, com a dificuldade de colocar as pessoas do outro lado da linha, com os ciclos de vendas extensos e com os concorrentes.

Tudo isso é o mesmo tipo de indignação da pessoa que desceu para o baile de carnaval de rua onde está passando o trio elétrico e reclamou que passaram a mão no seu traseiro.

Vamos competir. Mais números, menos falação.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
Fundador e CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Anúncio

Um livro que pode salvar um ano de vendas da sua empresa. Conheça!

Artigos recentes

Dicas

Friend zone

“Friend zone” ou zona da amizade é um termo popular que refere-se a um situação onde uma pessoa quer um relacionamento romântico, ao contrário da outra que somente quer apenas amizade. Acontece muito. E pode durar anos de sofrimento. Analogamente nos negócios corporativos poderíamos ter um termo como “waste zone” ou zona do desperdício onde

Leia mais »
Dicas

Vendendo soluções complexas

Por complexo quero dizer: Mexe com dados sensíveis É intrusivo em diversas áreas dentro da empresa Implementação pode ser longa Retorno vem em longo prazo Alto investimento Consultorias diversas, infra em tecnologia da informação, serviços jurídicos estruturados, serviços financeiros estruturados, bens de capital para indústria, imóveis entre outros são produtos e serviços que de alguma

Leia mais »

AGENDAMENTO DE REUNIÕES QUALIFICADAS

SERVIÇOS DE PROSPECÇÃO CORPORATIVA

Dedique seu tempo onde ele te trará o maior retorno: Em uma sala de reuniões com os melhores potenciais clientes do seu mercado.

Rolar para cima

Este website usa cookies para proporcionar uma melhor experiência de uso aos nossos visitantes.

Está pensando em captar novos clientes?

Se você estiver em um momento de busca de novos clientes para sua empresa, temos uma sugestão: A leitura do livro “A Melhor Prospecção de Clientes Corporativos de Todos Os Tempos”. É um manual com 70 práticas testadas e exposição de 5 cases, no mercado brasileiro e internacional. Escrito por Stavros Frangoulidis.