Somatória de pequenas conquistas

Na trajetória para alcançar seus objetivos, haverá períodos de incerteza.

Dificilmente um empreendedor, empresário ou executivo de vendas passa incólume por períodos de alta instabilidade que colocam em xeque desde a estratégia até a sua autoconfiança.

Mas se pararmos para pensar, sempre foi assim. Não há paz de espírito para quem empreende.

Essa é uma máxima que criamos para construir nosso legado homérico, heróico de sangue suor e lágrimas.

O oposto disso é encontrar um quadrante confortável na vida e ver-se definhar ao longo dos anos.

Aí você alcançará a “paz de espírito”.

Mas se você é empreendedor, você tem um comichão nas vísceras que impulsiona seu dia para frente, não importando as condições técnicas, operacionais, emocionais, psicológicas etc. Você continua atuando em prol do que traçou.

Uma das formas de atenuar os solavancos da jornada é estabelecer marcos e tratá-los como pequenas conquistas.

A partir daí você terá implícito no seu sistema um mecanismo que busca e valoriza essas pequenas conquistas, cuja somatória é um sólido ativo legado que poderá e certamente irá lhe servir por anos.

E mais importante que estabelecer as pequenas conquistas e assim tratá-las é atribuir-lhes pequenas comemorações em forma de recompensas e um pouco de indulgência.

Exemplifico.

Suponhamos que você tem como objetivo dobrar o tamanho da sua empresa em um ano.

Você fatura 1 milhão e agora tem como meta faturar 2 milhões.

Suponhamos que você tenha 20 clientes ativos e sua meta é chegar nos 50 clientes ativos. Para tanto você vai triplicar o volume de sua atividade comercial.

Serão três vezes mais contatos, três vezes mais reuniões, três vezes mais propostas e assim por diante.

Ok até aí. No papel.

Agora como faz para encaixar esse novo volume em uma agenda já lotada? Lotada com compromissos profissionais, pessoais, todos importantes e inadiáveis.

Aos poucos você vai abrindo cunhas, enfiando rotinas novas, ampliando a carga horária no trabalho, abrindo mão das coisas não tão importantes e vai apertando as tarefas em prazos menores.

E você começa…

Você concorda que os resultados não virão de imediato? Pelo menos nada perto a ponto de recompensar o stress que você se auto impôs a fim de alcançar suas metas?

Você se pega literalmente trabalhando muito mais, investindo muito mais e com os resultados mal mal aparecendo no horizonte.

Por isso é necessário criar marcos de conquista que digam: “Ei, você está no caminho, certo! Pare um pouco e vai comemorar amigo!”

Esse simples mecanismo vai tirar 80% da pressão por resultados concretos que estão por vir.

As coisas boas, as conquistas que realmente valem a pena e que têm valor de verdade não vem com facilidade. Demoram.

Conheço vidas que levaram 30 anos para deixar um verdadeiro legado. Conheço histórias de vidas que levaram duas ou três gerações para deixarem um verdadeiro legado.

Construir algo de valor, seja um produto, uma empresa, um estudo, uma tese, um processo industrial, uma carreira, seja o que você quer definir como seu objetivo, leva tempo, paciência e investimento emocional pesado.

Não ter essa visão da vida é oportunizar, capitalizar e buscar alavancas que tragam resultados imediatos. Esses serão frágeis e praticamente insustentáveis pois nasceram de uma confluência de fatores imponderáveis, não replicáveis, não escaláveis.

O curto prazismo é fatal na geração de real valor.

Como você quer que seus tataranetos falem de você?

Um tijolo hoje. Outro tijolo amanhã. Outro depois de amanhã. E assim por diante. Você edificará o que sonhou, com solidez. Essa é a sua somatória de pequenas conquistas.

Você não só deixará legado, mas exemplo.

Quando lido com empreendedores, minha conexão é imediata. Somos exatamente da mesma tribo. Sei e sinto e passo pelo que passam: A grande incerteza.

Por isso meu máximo respeito. Nada tenho contra outros meios de levar a vida.

Mas o empreendedor, esse é meu parceiro.

Dei cursos presenciais sobre prospecção B2B para mais de 2.300 pessoas.

Nas salas, com 30 a 50 pessoas, a ligação era imediata. Em poucas horas todos estavam trocando e-mails, whatsapps e o ambiente de confraternização era imenso e formava-se muito rápido.

É simples saber porque.

Todos somos da mesmíssima tribo. Um sabe exatamente o que o outro está passando. A identificação é imediata.

Por isso também você está aqui lendo esse texto. Você faz parte disso.

Então, vamos seguir em frente.

Olha só. Não falo só por mim: Brinde a cada pequena conquista.

É um sinal de agradecimento e uma mensagem de “estamos no caminho certo”. Todos precisamos desses pequenos afagos em uma jornada de reais conquistas.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

LinkedIn
Facebook
Twitter
Email
WhatsApp