Agenda fragmentada

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Agenda fragmentada

Se você está em vendas e precisa lidar com muitas frentes abertas, seguramente sua agenda está toda fragmentada.

Muitas coisas diferentes para fazer no mesmo dia e muitas delas dependendo de respostas e avanços dos outros.

Você lida com pessoas, contextos e situações. A intersecção de interesses é o lugar onde os negócios podem ocorrer. Muito do que se trata nessa fase são micro comprometimentos que vão amalgamando a confiança e aumentando a aproximação nesse contexto de negócios.

Quais são esses micro comprometimentos: uma proposta a enviar, um retorno por e-mail, visitas, telefonemas, respostas técnicas, amostras, follows etc. Tudo isso começa a popular sua agenda, fragmentar seu tempo e te deixar girando 50 pratos ao mesmo tempo.

Ótimo. É assim mesmo.

Então agora vamos adotar alguns procedimentos para você atravessar essa jornada e sair inteiro com muitos novos clientes e negócios.

1. Retornos imediatos

Se você puder resolver na hora uma pendência faça-o. Entrou um e-mail com algum requerimento? Responda na hora, salvo se você está cuidando de outra pendência. Alguém ligou no seu celular pedindo uma agendamento? Faça-o na hora. Pediu proposta? Monte-a na hora e deixe as lacunas que não dependem de você. Depois vá buscar as respostas que faltam e entregue a proposta.

E assim por diante. Imprima um ritmo de urgência nos retornos para prospects e leads. É tudo para ontem. Agindo assim, você acelera o processo e ganha uma enorme dianteira em relação aos seus concorrentes que têm “processos” até para falar “oi”.

Não é porque você é rápido que não tem processos. Apenas seus processos são mais ágeis e você imprime um ritmo “violento” nas suas coisas.

2. Tempos exíguos para fazer as coisas.

Aloque quantidades minúsculas de tempo para realizar suas tarefas.

Exemplos:

  • Proposta comercial: 15 minutos
  • Limpar caixa de e-mails: 20 minutos (sem deixar nenhuma pendência)
  • Reunião presencial: 30 minutos
  • Fazer 50 ligações: 60 minutos

Ok, exagerei nesse último. Vamos corrigir para 90 minutos. Em uma hora e meia você faz 50 ligações (uma ligação conta quando você fala com um ser humano do outro lado da linha. Telefone ocupado, URA e telefone que não atende, não contam).

Conheça a Lei de Parkinson (nada a ver com a doença). Parkinson ensina a fazer muito mais com menos. Use a escassez de tempo e a urgência para lidar com sua agenda.

O que acontecerá com isso tudo.

Você será muito mas muito mais objetivo com suas coisas. Você resolverá mais rapidamente as situações e deixará menos pendências. Você deixa a neurose da perfeição de lado e começará a realizar tarefas em profusão.

E finalmente você ampliará tremendamente seu raio de ação e terá muito mais opções de negócios e consequentemente bons negócios fechados.

Duas regras a aplicar no tratamento da sua agenda fragmentada:

1. Tolerância zero com debatedores, haters e críticos vazios. Expurgue imediatamente. Catapulte para o quinto dos infernos todos que não agregam, inclusive vampiros emocionais.

2. Quando alcançar seu objetivo financeiro do trimestre ou do semestre, comece tirando o pé e se dê um tempo. A fricção do dia a dia, corrói algumas peças e você precisa de restauração. Uma semaninha boa, desplugado de tudo resolve bem.

Meu dia hoje:

40 minutos para escrever e enviar esse artigo para você

30 minutos para fazer um tópico de um webinar de vendas

30 minutos para escrever o briefing de uma proposta que deve sair hoje

20 minutos no trânsito – matando alguns e-mails e calls

30 minutos em uma reunião externa com um lead importante e quente.

20 minutos de trânsito – matando alguns e-mails e calls

60 minutos pausa (almoço) e ficar vendo merda no youtube para espairecer

30 minutos trânsito – matando alguns e-mails e calls

40 minutos em reunião externa com outro lead importante e quase fechado.

30 minutos de trânsito – matando alguns e-mails e calls

60 minutos de preparação de campanha dos serviços terceirizados de prospecção, para o mês que vem

40 minutos de academia (faço de conta que estou treinando, mas pelo menos vou)

60 minutos de descanso (mais merda no youtube e alguma comida)

30 minutos preparando outra proposta para finalizar até quinta

30 minutos para finalizar um relatório de consultoria

Nada inspiradora, eu sei. Preciso melhorar, principalmente encurtar esses prazos e fragmentar mais. (E tirar o youtube.)

Quando você pára e dá uma olhada no bojo da coisa, tem uns 6 novos contratos sendo assinados e uma graninha boa e livre aparecendo no horizonte.

Stavros Frangoulidis
Stavros Frangoulidis
Fundador e CEO da PaP Solutions ⚡ Vamos conectar também no Linkedin

Se você achou interessante, compartilhe :-)

Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Anúncio

Um livro que pode salvar um ano de vendas da sua empresa. Conheça!

Artigos recentes

Dicas

Friend zone

“Friend zone” ou zona da amizade é um termo popular que refere-se a um situação onde uma pessoa quer um relacionamento romântico, ao contrário da outra que somente quer apenas amizade. Acontece muito. E pode durar anos de sofrimento. Analogamente nos negócios corporativos poderíamos ter um termo como “waste zone” ou zona do desperdício onde

Leia mais »
Dicas

Vendendo soluções complexas

Por complexo quero dizer: Mexe com dados sensíveis É intrusivo em diversas áreas dentro da empresa Implementação pode ser longa Retorno vem em longo prazo Alto investimento Consultorias diversas, infra em tecnologia da informação, serviços jurídicos estruturados, serviços financeiros estruturados, bens de capital para indústria, imóveis entre outros são produtos e serviços que de alguma

Leia mais »

AGENDAMENTO DE REUNIÕES QUALIFICADAS

SERVIÇOS DE PROSPECÇÃO CORPORATIVA

Dedique seu tempo onde ele te trará o maior retorno: Em uma sala de reuniões com os melhores potenciais clientes do seu mercado.

Rolar para cima

Este website usa cookies para proporcionar uma melhor experiência de uso aos nossos visitantes.

Está pensando em captar novos clientes?

Se você estiver em um momento de busca de novos clientes para sua empresa, temos uma sugestão: A leitura do livro “A Melhor Prospecção de Clientes Corporativos de Todos Os Tempos”. É um manual com 70 práticas testadas e exposição de 5 cases, no mercado brasileiro e internacional. Escrito por Stavros Frangoulidis.